sábado, junho 18, 2011

D. BENILDE - MINHA AMIGA COM MAIS JANEIROS


Dona Benilde (93) é a minha amiga que já viveu mais Janeiros. Nossa amizade começou através dos filhos dela quando eu tinha 11 anos de idade e estudávamos no mesmo colégio, além de morarmos relativamente próximos. Outro dia ela disse algo que merece um texto. Ela disse:

"Eu já gostava de Bento. Agora que ele tá gostando de velho, gosto dele mais ainda."

Adorei! Quase morremos de rir.

A casa de D. Benilde é vizinha ao Asilo São Vicente de Paulo. Ela mora com uma filha e o neto.


Mas nenhum dos 70 e poucos internos do Asilo possui o vigor físico e a capacidade mental e criativa de D. Benilde. Essa cortina e essa capa que cobre o sofá foram feitos por ela, artesanalmente. Ela é uma artesã de mão cheia e está sempre fazendo algo. Todos os dias ela dá uma volta completa no Açude Velho (foto abaixo). Minha madrinha de 80 anos não consegue acompanhá-la.


A casa dela é uma obra de arte. Repare, nessa foto dela com meus sobrinhos e na minha com ela, ao fundo, nessas flores que parecem pequenos balões. Raríssima. Vou ter que fotografar melhor porque procurei no Google uma foto e não encontrei.


Nossos papos são sempre muito divertidos e sinceros. Uns quatro anos atrás, quando estava morando em São Paulo, eu sonhei com ela e liguei para saber como ela estava. "Bento, estou viva e muito bem, graças a Deus. Pode ficar tranqüilo. Seu sonho está errado. Eu não morri." rsrsrs

Enfim, as histórias de D. Benilde merecem vários capítulos. Esse é apenas o primeiro deles.

Bjs

Bento Souto

http://blogdobento.blogspot.com/

blogdobento@hotmail.com

3 comentários:

Pri disse...

Ai que gracinha!

Fernanda disse...

A minha mãe também tem um ritmo muito legal: aos 70 anos caminha 4 quilômetros/dia, sai de casa para resolver seus assuntos, tem uma capacidade invejável de organizar papeis, pagamentos e etc. Recentemente fez uma lista (enorme) dos oivros que já leu, por ordem alfabética e depois por autor.

Acho que, além da resistência orgânica que é diferente nas pessoas, fatores igualmente determinantes são sentir-se acolhido, manter metas, não diminuir o ritmo, fazer o que gosta e amar a vida.

Eveline disse...

Que pessoa linda, inspiradora e espontânea, D. Benilde!!! AMEI!!!
É muito bom saber de pessoas como ela, pois me estimulam e motivam a buscar qualidade de vida, estilo de viver!!!
Quanto às "flores que parecem pequenos balões", chamam-se FUXICOS, Bento!!!
É um trabalho artesanal muito criativo, minucioso, de resultados maravilhosos(como você bem constatou), e que eu AMO(tenho três colares de pequenos fuxicos, rsrs). Até hoje só os encontrei aqui em Pernambuco e Paraíba,lugares por onde andei e sei que tem, rsrs.
Grata pelo blog, texto, por D. Benilde e pelos fuxicos!!!