terça-feira, junho 28, 2011

O SEM NOME MORREU


Ele escolheu cair justamente no Açude Velho – cartão postal da cidade onde se exercitam os habitantes mais abastados. Muitos passaram ao largo do corpo caído enquanto continuavam suas caminhadas e corridas. Alguém resolveu informar às freiras que vivem no Asilo São Vicente de Paulo que havia um homem caído.

As Irmãs Fabíola e Rosário foram até onde estava aquele que caíra e o trouxeram para o Asilo. O estado dele era deplorável devido aos muitos anos de vida nas ruas. Alimentaram-no. Mas ele não resistiu e morreu alguns instantes após o almoço.

O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) e lá aguarda que alguém vá identificá-lo. Ninguém sabe o nome e nem a história dele.

Já vi muitas adaptações feitas à história do Bom Samaritano contada por Jesus em Lucas 10. Algumas são lindas. Mas essa que lhes conto é real e aconteceu ontem, 27/6/2011, aqui em Campina Grande, na Paraíba.

Milhares de aplicações e inferências podem ser feitas entre a história que Jesus contou e a morte do homem sem nome. Contudo, desejo me ater a apenas duas considerações.

A primeira é sobre a atitude de quem deu a notícia no Asilo de que havia um homem caído e precisando de ajuda. A grande maioria sequer se dá ao trabalho de informar às autoridades. Não custa nada ligar para 190 (Polícia Militar), 191 (Polícia Rodoviária Federal) 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Quem diz que não pode ajudar, se ligar, informando, já ajuda.

A segunda é uma pergunta: em sua opinião, quem agiu com o homem caído de forma semelhante ao Samaritano da parábola que Jesus contou? Espero que você não tenha dúvidas de que foram as Irmãs Fabíola e Rosário.

Pessoalmente, tenho visitado e feito amizade com alguns dos que foram recolhidos das ruas por essas Irmãs. Não tenho a menor dúvida de que elas seguem o exemplo do Samaritano, pois eu as vejo cuidando das feridas, alimentado e medicando gente como aquele sem nome que morreu.

Ora, se você também não tem dúvidas de que o que as freiras do Asilo fizeram com o homem caído foi o que Jesus ensinou que devia ser feito; por que você não as ajuda a socorrer outros que também precisam de socorro?

Estou me dirigindo a você, que tem gratidão a Deus no coração e que gostaria de expressar essa gratidão através de uma doação. Você, que já está cansado(a) de ver a expressão da sua gratidão ser usada para enriquecimento de supostos "representantes de Deus", ou para a construção de templos que Jesus nunca pediu que fossem construídos.

Portanto, se você crê que as Irmãs do Asilo São Vicente de Paulo praticam o que Jesus ensinou, então, junte-se a elas. Doe. Considere a possibilidade de fazer uma doação mensal ao Asilo. Não pense que sua doação é insignificante. Lembre-se da viúva pobre que Jesus disse que deu mais do que todos, apesar dela ter dado apenas uma moedinha.

Quando escrevi o texto O "PIPIU", A "BUCHUDA" E O "CAMINHÃO" pedi ajuda para comprar uma mesa de Dominó e quatro cadeiras. Através da graça de Deus e da generosidade de um irmão, já compramos a mesa e as cadeiras e também um Condensador de Oxigênio – equipamento que beneficiará todos os internos do Asilo – conforme narrei em DEUS JOGA DOMINÓ? PARECE QUE SIM.

Também pedimos ajuda para aquisição de um Eletrocardiografo – equipamento que permitirá ao Cardiologista voluntário fazer Eletrocardiogramas no próprio Asilo. Hoje, agradeço mais uma vez a quem já doou e informo que faltam apenas R$ 850,00 para concluirmos a compra. Participe conosco. Doe.

Segue abaixo o endereço para doações de roupas e/ou alimentos:

INSTITUTO SÃO VICENTE DE PAULO

Rua Paulo de Frontin, 204 – Centro

58.400-310 - Campina Grande – PB


 

Se você quiser fazer uma doação em dinheiro, eis os dados:

INSTITUTO SÃO VICENTE DE PAULO

BANCO DO BRASIL

AG. 0063-9

C/C - 20.040-9

CNPJ 08.854.226/0001-61

FONE 83 3337-1470


 

Bjs

Bento Souto

http://blogdobento.blogspot.com/

blogdobento@hotmail.com

Nenhum comentário: