sábado, junho 11, 2011

À BEIRA DA MORTE, MAS CHEIO DE PRECONCEITO


De: Marinah Flor de Maio


 

Ontem fui atender um paciente que está internado devido a uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) que o faz necessitar uma adição de uns dez litros de oxigênio por minuto. Cheguei na cama, ele abriu o olho e me disse:

– Eu disse claramente ao médico que não queria ser atendido por nenhum negro!

Depois disso, passou uns cinco minutos tentando regular sua respiração. Ajeitei-lhe a capinha do oxigênio, dei-lhe um copo de água e o ajudei a sentar numa posição menos inclinada para que pudesse respirar com mais facilidade. Quando se acalmou, ele me perguntou:

– E aí? O que a senhora acha?

– Eu acho q o senhor deve se sentir um miserável por lhe faltar o fôlego para expressar livremente seu preconceito em relação aos negros. E para piorar a sua situação, a única assistente social que tem fôlego para te amar apesar do senhor mesmo, sou eu, a assistente social negra da equipe. Maior inferno será quando o senhor morrer e se encontrar com Deus nos céus e Ele lhe revelar que de fato pintou Adão e Eva de preto, à Sua imagem, e que os homens brancos que andam por aí foi meramente por um erro de orçamento – acabou a tinta.

O velhinho riu, riu, riu, chamei o paramédico pra aumentar o oxigênio, preocupada que sufocasse no riso. Quando acabou de rir, passou uns dez minutos tentando recuperar o fôlego. O paramédico me olhando e rindo e dizendo:

– O quê? O que você disse?

Meio que aliviada por não ter matado o homem de rir, eu perguntei:

– E aí? O que o senhor acha?

– Eu acho que prefiro morrer rindo, volte, por favor.

Amanhã vou visitá-lo de novo. Vou ler-lhe a criação em Gênesis:

"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente"

Já pensou se Deus não tivesse lhe soprado bastante fôlego? Não seria nem um homem branco, mas um homem azul... rsrsrsrs

Cuidar de gente é tudo de bom!


 

*Marinah é uma amiga brasileira/holandesa, assistente social em um grande hospital, mãe de duas crianças, Aisha e Caio (ela ainda vai me dizer as idades deles rsrsrs), casada com Michel (um policial holandês), reside em Hoofddorp, na Holanda, e que escreve coisas maravilhosas como essa, cheias de sensibilidade e humor, que eu pretendo publicar aqui no blog.

Um comentário:

Chico Ribeiro disse...

"Maior inferno será quando o senhor morrer e se encontrar com Deus nos céus e Ele lhe revelar que de fato pintou Adão e Eva de preto, à Sua imagem, e que os homens brancos que andam por aí foi meramente por um erro de orçamento – acabou a tinta."

Valeu Bento por postar a sábia Marinah.

Grande Marinah... sabedoria pura !