domingo, maio 24, 2009

O BANQUEIRO DOS POBRES! -- Prólogo

O BANQUEIRO DOS POBRES!

Muhammad Yunus mora num dos países mais pobres do planeta. Embora tenha recebido 30 bilhões de dólares de ajuda externa desde a independência, Bangladesh não saiu do atoleiro.

Catástrofes naturais --ciclones, inundações ou fome -- devastam periodicamente o país. A fome de 1974 fez centenas de milhares de vítimas; as inundações de 1988 deixaram milhões de desabrigados; outras 150 mil pessoas morreram o durante o ciclone de 1992.

Entretanto, essas catástrofes não são nada, comparadas à subnutrição e à pobreza estrutural que fustigam Bangladesh.

Pelo menos 40% da população do país não chega a satisfazer as necessidades alimentares mínimas. Devido à subnutrição, o tamanho e peso médios da população estão diminuindo.

O analfabetismo atinge 90% da população de Bangladesh.

Classificado anteriormente como país de categoria 2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Bangladesh regrediu para a categoria 3, a dos países no quais o risco de contrair malária e outras doenças tropicais é mais elevado. Raros são os turistas que se aventuram a ir para lá, e os que o fazem não permanecem por muito tempo.

A densidade populacional de Bangladesh é de nada menos que 1003 habitantes por quilômetro quadrado (hab/km2). A título de comparação, essa densidade só seria obtida se puséssemos no estado do Ceará toda a população do Brasil.

Uma enorme quantidade de homens e mulheres vive nas ruas, descalços, sem água limpa nem teto para se abrigar.

É difícil imaginar como Bangladesh poderia oferecer ajuda ao resto do mundo, e mais ainda aos países ricos e industrializados do Ocidente. Com o banco Grameen, contudo, assistimos a uma transferência de tecnologia sem precedentes: do Terceiro Mundo para os países desenvolvidos. E o que se transfere não é nada menos do que um modo de fazer desaparecer para sempre a pobreza do mundo.


O que se segue não é somente a história da descoberta, feita há trinta anos pelo professor Yunus, de que concedendo microcréditos aos mais desprovidos do planeta poderíamos realizar o que bilhões de dólares de ajuda externa não conseguiram.

É a história de um banco que se desenvolveu fornecendo as ferramentas e auto-assistência que permitiram a 12 milhões de cidadãos de Bangladesh -- 10% da população do país - a sair da pobreza.

É igualmente a história de uma revolução, a do microcrédito, que ajudou os pobres de sessenta países, entre os quais a China, a África do Sul, a França, a Noruega, o Canadá e os Estados Unidos, a assumir a sua responsabilidade e a tomar seu destino nas mãos. É também um grande projeto que, ainda durante a nossa vida, poderá livrar da pobreza o planeta e construir um futuro no qual a justiça social reencontrará todo o seu sentido.

É uma mensagem de esperança, um programa que tem por ambição relegar a pobreza aos museus, para que um dia nossas crianças possam visitá-los e nos perguntar como fomos capazes de ficar tanto tempo sem reagir diante dessa terrível situação.

É por isso que estamos tão orgulhosos de publicar este livro, que contribuirá para propagar as idéias inovadoras do professor Yunus.


Muhammad Yunus
Banco Grameen, 10 de Julho de 1997.
(O Banqueiro dos Pobres - Editora Ática, 2000 - Prólogo do editor)
==============


Quando Martin Luther King, Jr. disse que tinha um sonho de ver negros e brancos sentados à mesma mesa, estudando nas mesmas escolas e tendo os mesmos direitos, isso pareceu loucura aos ouvidos de muitos. Mas um homem ou uma mulher com um sonho --e que a ele persegue de modo incansável -- é alguém capaz de mudar o mundo.

Muhammad Yunus, um muçulmano habitante de Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo, ousou sonhar com um mundo sem miséria e pobreza. Quem irá sonhar com ele e trabalhar para transformar esse sonho em realidade?

Eu convido você a acompanhar a história desse filho da Ordem de Melquisedeque -- e ganhador do Prêmio Nobel da Paz -- que eu pretendo contar ao longo das próximas semanas. Vamos sonhar juntos. Passe esse sonho adiante e faça o que estiver ao seu alcance para tornar esse sonho em realidade.

Beijão


Bento Souto

Nenhum comentário: