quarta-feira, dezembro 24, 2008

A Questão da Autoridade 3

Queridos,

Prometo que esse é o último da série.

Nesse ponto, talvez alguns digam: "Peraí, eu não conheço nada de Grego. Nem sei o que é Léxico. Será que não há uma maneira de saber o que o texto quer dizer?”

Eu creio que sim. Mesmo que você não saiba que existem seis diferentes palavras Gregas para "autoridade". Mesmo que você nunca tenha aberto um Léxico. Mesmo que você não saiba que as traduções da Bíblia para outras línguas modernas (Inglês, Português, Francês, etc.) só começaram a acontecer em grande escala após a Reforma Protestante, no século XVI. Ainda assim, eu creio que podemos saber o que o apóstolo Paulo quis dizer com: "Não permito que as mulheres ensinem ou tenham autoridade sobre os homens..." (BLH 2Tim 2:12)

Uma das regras básicas de interpretação da Bíblia é saber o contexto em que tal texto foi escrito. De posse disso, devemos procurar discernir se o texto se aplicava só aquela pessoa ou comunidade. Há casos claros disso nas escrituras. Jesus disse ao jovem rico: "vai, vende os teus bens, dá aos pobres" (Mat. 19:21). Será que isso significa que todos os ricos devem vender tudo que possuem e doar aos pobres? Ou será que Jesus se dirigia somente ao jovem rico? Paulo disse: "Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo" (1 Cor 11:6) Imagine qual seria a reação naquela comunidade que obriga as mulheres a vestirem véu, se alguma mulher aparecesse de cabeça rapada?

Ou seja, uma das principais tarefas daqueles que querem seguir a Jesus é saber interpretar o que é regra para todos os cristãos, e o que é admoestação para uma única comunidade. Estou convencido que havia um problema maior em relação às mulheres naquela comunidade a quem Paulo escreve. Não podemos saber com certeza, mas existem várias pistas de que Paulo não estava estabelecendo uma regra para todas as igrejas e em todas as épocas nesse texto.

Você pensa diferente? Você acha que esse é um princípio eterno? Você pensa que todas as igrejas em todas as épocas devem seguir esse princípio? Penso que isso é um direito seu. Creio que você pode pensar assim. Talvez eu esteja enganado. Contudo, se você pensa assim, eu tenho uma última surpresa para você. O texto de 1 Timóteo 2:12 não diz apenas "Não permito que as mulheres ensinem ou tenham autoridade sobre os homens..." Não! Ele diz mais do que isso.

Se bem que só ele já seria suficiente para acabar com a esmagadora maioria de nossas igrejas. Veja que o texto diz claramente que Paulo não permite "que as mulheres ensinem". Há mulheres ensinando na igreja que você freqüenta? Se há, como você explica o fato de sua igreja estar desobedecendo a essa ordem "para todas as igrejas e para todas as épocas?”


Se isso não bastasse, o versículo não só proíbe as mulheres de ensinarem e exercer autoridade sobre os homens, ele vai mais longe. Veja o que diz o versículo inteiro: "Não permito que as mulheres ensinem ou tenham autoridade sobre os homens; elas devem ficar em silêncio" (BLH 2Tim 2:12). As mulheres ficam em silêncio ou elas falam na igreja que você freqüenta? Se elas ensinam algo ou não mantém silêncio, sua igreja não está cumprindo o mandamento do apóstolo Paulo.

Se você ainda tiver tentado a pensar que apenas nesse versículo o apóstolo Paulo diz que as mulheres não devem ensinar e nem falar, eu tenho algo mais para lhe mostrar. "As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja" (1 Cor 14:34-35 Revista e Corrigida). Note que Paulo diz ser "indecente" para as mulheres o falar na igreja. Elas só podem aprender algo através dos seus maridos. Não diz nada sobre solteiras ou viúvas. A quem elas deveriam perguntar?

Meus amados irmãos e irmãs sejamos sinceros. Não há nenhuma outra razão para assumirmos que apenas uma parte desses versos deve ser tomada como princípio, senão o nosso machismo e a "dominação" maldita que os homens tem exercido sobre as mulheres desde a Queda. Por que consideramos apenas à parte da mulher ficar calada ou ensinar na igreja como algo dirigido apenas à comunidade daquela época? Por que não somos honestos e assumimos, perante Deus, que se quisermos impedir que mulheres a quem Deus deu o dom de pastorear, por causa desse versículo, temos que impedir que elas ensinem ou falem em nossas igrejas?

Creio que não posso fazer melhor sumário do que o do Pr. Alfredo Oliveira, quando escreveu: "No meu entendimento para ser contrário às Pastoras, precisaria ser contrário a que todas as mulheres exercessem qualquer ministério na Igreja, e não apenas o Pastoral".

Desejo finalizar deixando claro que respeito à opinião daqueles que são contrários a Ordenação de Mulheres ao Pastorado. Não os considero menos ou mais amorosos a causa do Evangelho por causa disso. Oro por eles e peço que eles orem por mim. Tão somente peço que meditem no que eu tentei dizer. Eu sei e espero que todos saibam que o nosso problema é de interpretação da Bíblia e da ação de Deus na História. Por isso termino com as palavras que me inspiraram a escrever essa série.

"Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?”(Lucas 10:26)

Abraço

Bento Souto

Nenhum comentário: