terça-feira, dezembro 23, 2008

Por que só agora, 2.000 anos depois, foi que o Espírito Santo convenceu a Igreja a ordenar mulheres ao Pastorado?

Queridos,

Por que só agora, 2.000 anos depois, foi que o Espírito Santo convenceu a Igreja a ordenar mulheres ao Pastorado?

Continuando a série de respostas aos argumentos mais comuns contra a Ordenação de Mulheres ao Pastorado, aqui vai mais um.

3 - Por que só agora, 2.000 anos depois, foi que o Espírito Santo convenceu a Igreja a ordenar mulheres ao Pastorado?

Será que esses que são favoráveis a ordenação de mulheres ao pastorado não percebem que isso é invencionice? Será que eles não percebem que o Espírito Santo não passaria 2.000 anos sem convencer a Igreja de Cristo (invisível) desse erro? Será mesmo?

A lógica por trás desse argumento é que o Cristianismo atual já chegou a um estágio onde não há mais o que descobrir de errado no "mundo". Parece que tudo que existe de errado já foi desmascarado. Não é possível que algo praticado durante tantos séculos, na Igreja, possa ser errado aos olhos de Deus. Não seria muita presunção de nossa parte, pensar assim?

Em primeiro lugar, devemos lembrar que muito do que disse anteriormente sobre DEMOCRACIA, ESCRAVIDÃO, ECOLOGIA, etc., se aplica a mesma lógica da Ordenação de Mulheres ao Pastorado. Se ordenar mulheres ao pastorado for considerado errado porque o Espírito Santo deixou passar quase 2.000 anos sem convencer a Cristandade do erro, então, muita coisa que consideramos errada, atualmente, deve ser revista, haja vista que por séculos isso não foi considerado um erro.

A ESCRAVIDÃO ainda não completou duzentos anos que foi abolida do meio cristão. A DEMOCRACIA não tem ainda trezentos anos de idade. E a ECOLOGIA ainda não tem cinqüenta anos. Por que o Espírito Santo não convenceu os homens a agir de forma correta em relação a essas questões por tanto tempo? Eu não sei. Deus tem as suas razões. Talvez uma delas seja a dureza dos nossos corações. Entretanto, de uma coisa eu estou convencido: a antiguidade de um costume não é garantia da aprovação de Deus.

Por essa razão, creio que a Tradicionalidade da Não Ordenação de Mulheres ao Pastorado não é garantia de aprovação do Espírito Santo a essa prática. ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, DEMOCRACIA E ECOLOGIA também não faziam parte da Tradição Cristã e nem de sua Teologia. Como essas são questões que foram tratadas por outros, antes de nós, desfrutamos do conforto de julgá-las com o apoio da História. Todavia, a Ordenação de Mulheres ao Pastorado é uma questão que a História e o Futuro são quem dirão quem estava Certo e quem estava Errado. Lógico, que isso acontecerá se o Nosso Senhor não voltar antes.

Mesmo que no plano original para a Igreja de Cristo não houvesse a intenção de usar mulheres no Ministério Pastoral, e por isso Jesus não nomeou apóstolas, será que isso significaria que nunca poderia haver mudança? Será que encontramos na Bíblia um plano original sendo modificado no decorrer do tempo? Será que há precedente bíblico para uma ação desse tipo? Estou convencido que sim.

O sacerdócio levita foi algo instituído por Deus (Num 1:50). Tanto o cerimonial do Tabernáculo quanto as atividades dos levitas foram claramente descritos por Moisés. Arão foi o primeiro Sumo Sacerdote. Apesar dessa instituição ter sido ordenada por Deus ela sofreu alteração no Plano Original muito antes de Jesus vir ao mundo. Lembrem que, sem pedir licença ou autorização, Deus enviou profetas ao povo. Esses profetas diziam que Deus se agradava mais de "misericórdia do que de sacrifícios". Como isso é possível se foi Ele mesmo que instituiu o Sistema Sacrificial? A verdade é que Deus não pede licença aos homens para mudar os Seus planos ou Sua forma de agir.

Um dos maiores exemplos desse conflito pode ser observado nas palavras de Jesus em resposta aos principais sacerdotes, conforme Mateus 21:23-27. Jesus diz que responderá de onde vem à autoridade dEle se os sacerdotes responderem se o batismo de João era do céu ou dos homens. Os sacerdotes "discorriam entre si: Se dissermos: do céu, ele nos dirá: Então, por que não acreditastes nele? E, se dissermos: dos homens, é para temer o povo, porque todos consideram João como profeta. Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E ele, por sua vez: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas".

Tenho a opinião que o "batismo de João" e a Ordenação De Mulheres ao Pastorado possuem grandes similaridades. Não existe instrução para "batizar" ninguém no Velho Testamento. Apesar da comunidade judaica praticar o batismo de gentios que se convertiam ao Judaísmo - ainda que sem respaldo bíblico - o batismo de João era diferente, pois ele batizava tanto gentios quanto judeus. Lembremos que Jesus (que era judeu) foi batizado por João.

Acho extremamente interessante a pergunta de Jesus. Ele pergunta se o "batismo de João era do céu ou dos homens". Ele não pergunta se era de Deus ou do Diabo. Pelo contrário, ele pergunta se era invenção humana ou divina. A mesma coisa acontece com a Ordenação de Mulheres ao Pastorado. Ela não foi inventada por pessoas que não amam a Jesus. Ela não foi criada em Igreja de Satanás. Pelo contrário, ela acontece com pessoas que amam a Jesus de todo coração. Por isso, a pergunta permanece: ela é do céu ou é invenção humana?

Mais interessante ainda é notar que os teólogos se negaram a aceitar que João era profeta, enquanto o povo não só o fez, como amava João. Estou convencido que Deus deseja que decidamos se Ordenação de Mulheres é do céu ou é dos homens. Só espero que a sua resposta não seja: "não sabemos".

Termino relembrando as palavras de Jesus.

"Que está escrito na Lei? Como interpretas?" (Lucas 10:26)

Abraço
Bento Souto

Nenhum comentário: