terça-feira, julho 12, 2011

JESUS CONSEGUIU NOS SALVAR?


Diálogo entre eu, aos 13 anos de idade, e minha mãe:

– Mãe, Jesus morreu pra quê?

– Para nos salvar – ela respondia.

– E ele conseguiu?

– Sim, conseguiu.

– Então, nós estamos salvos?

– Não, não estamos – replicava, ela.

– Então, ele não conseguiu? -- insistia eu.

– Conseguiu sim, mas é que você tem que ser um bom menino, um bom filho, se comportar, etc, pra se salvar – ela tentava explicar.

– Mas, mãe, por que eu tenho que fazer isso tudo e ele ainda tem que morrer? Então, ele não nos salvou – eu retrucava.

Desse ponto em diante, ela sempre dizia que eu estava querendo saber demais. Mas era assim, mesmo que eu via que esse negócio de "Jesus morreu pra nos salvar". Mas via também a falta que fazia o "e ele conseguiu!" No máximo, Jesus dava um ticket de entrada para a igreja, livrando a cara do sujeito do passado dele, mas daí pra frente é por conta do crente; e se morrer "desviado" da igreja, vai pro inferno.

Que Boa Nova é essa?

Poxa, sinceramente, eu acho isso uma má notícia. Deveriam deixar pra me dizer isso quando eu estivesse no leito de morte. Assim, eu não teria que ficar vivendo pra sempre sob o domínio do medo porque eu pequei e "a péia vai comer".

Que Boa Nova é essa?

Boa Nova (Evangelho) é quando se anuncia aos homens e mulheres que "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados".

Ou seja, Boa Nova é quando se diz aos homens e mulheres que "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo... foi morto antes da fundação do mundo". Portanto, antes que o mundo existisse, já existia Cruz! Antes da Criação houve Redenção!

Assim, da parte de Deus, o problema já está resolvido. Já foi pago o escrito de dívida que nos era contrário. Foi rasgado e cravado na Cruz. Portanto, antes que eu viesse a existir, todos os meus pecados já foram perdoados. Meu Pai, o meu Criador, me ama com muito mais intensidade do que eu amo minhas filhas. Afinal, Ele foi quem inventou os pais.

A Boa Nova, portanto, é que todos os meus pecados, todos, os que eu já cometi, os que estou cometendo agora e os que cometerei no futuro, já foram pagos, antecipadamente. Sim, antes que eu nascesse eles já estavam pagos, pois meu Pai me ama mais do que eu amo minhas filhas!

Quando a gente crê nessa Boa Nova, mas crê mesmo, de coração, a metanoia (mudança de mente) vem e transforma o individuo, completamente. Ele, ao se encontrar, no espírito, com esse amor tão grande e profundo, que nos ama como somos, de verdade, sem máscaras falsas de santidade, nos muda o DNA espiritual e a vida passa a jorrar de dentro para fora e o caminho do Amor é estabelecido.

Amor ao próximo é a maior expressão de amor a Deus que se tem aos nossos olhos. Um ateu não tem o que dizer a Madre Teresa de Calcutá ou a um Gandhi. Ele só tem que reverenciá-los.

Quem descobriu que o Caminho de Deus (que é Jesus) é o do Amor (que é Deus, pois Deus é Amor), já descobriu o que tinha pra ser descoberto.

Agora, os fãs de doutrinas e rolos de Lei, que vivem buscando no Aramaico falado nas Cavernas de Asquelom o significado de "Amor ao próximo", esses condenam os egípcios por acharem que os Faraós eram deuses, mas fazem dos homens santos de pedra, a quem fazem pedidos depois de mortos. Que diferença há entre faraós e santos?

Assim, a Boa Nova – que é Jesus – nos salva dessas tolices e nos põe no caminho do Amor e do serviço ao próximo; não para que sejamos salvos, mas porque já somos salvos, pois, afinal, Ele morreu para nos salvar – e conseguiu!

Aleluia!

Bento Souto

http://blogdobento.blogspot.com/

blogdobento@hotmail.com

2 comentários:

Chico Ribeiro disse...

"a Boa Nova – que é Jesus – nos salva dessas tolices e nos põe no caminho do Amor e do serviço ao próximo"

Pronto, Bento.... quem compreendeu isso já percorreu mais da metade do Caminho.

Beijo grande !

Conexão da Graça disse...

Show de bola essa Bento!