quarta-feira, julho 20, 2011

MULHERES NÃO DEVEM BANHAR-SE TODOS OS DIAS


Enquanto eu fazia uma pesquisa na Patrística (série de documentos antigos atribuídos aos Pais da Igreja) encontrei essa raridade no volume 8, em um documento chamado "Constituição Apostólica", que supostamente foi escrito pelos apóstolos, mas que os eruditos dizem ter sido escritos por volta do final do século IV.

“Mas, se o banho for apropriado para as mulheres, ela deve banhar-se com ordem, modéstia, e moderação. Mas ela não deve banhar-se sem ocasião, nem muito, nem várias vezes, nem no meio do dia, nem, se possível, todo dia; e deve ser às quatro da tarde que é o tempo definido e apropriado para tais banhos. Por isso é conveniente que tu, que és uma mulher cristã, deves constantemente evitar a curiosidade que tem muitos olhos.”

Alguém duvida que algumas mulheres daquela época foram “disciplinadas” por desobedecerem recomendações como essas, feitas por supostos “representantes de Deus”?

Você consegue identificar recomendações tão absurdas como essas nos dias atuais?

Bjs

Bento Souto


http://blogdobento.blogspot.com/
blogdobento@hotmail.com

Um comentário:

Cris Nascimento disse...

Um verdadeiro cabresto em prol da "santificação"... o jugo do homem atribuído a Deus... essa é a tal "posição" que é imposta pela religião para aprisionar a alma feminina e deixá-la encurvada pelo peso dos dogmas. Deus não nos determina regras leves, que dirá pesadas. O que Ele quer é o Amor Verdadeiro.