segunda-feira, agosto 08, 2011

DE QUEM EU “LAVO OS PÉS?”

jesus lava pe

Lucas, o evangelista, nos conta que surgiu entre os discípulos de Jesus uma disputa para saber quem seria o maior entre eles.

“Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.”

Em seguida, deu aos discípulos um exemplo prático, para que não houvesse dúvida, de como é este servir, na prática.

[Jesus]sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse:

Senhor , tu  me lavas os pés a mim?

Respondeu-lhe Jesus:

– O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.

[…]

Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes:

Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

Para mim, Jesus deixou claro duas coisas. 1. Entre os discípulos dele, o maior não é quem é servido. Se alguém ainda quiser ser maior, o caminho já está ensinado: servindo 2. Só saber como servir, não torna ninguém feliz. Só se torna feliz que sabe e pratica.

Onde eu vejo gente “lavando os pés dos outros?”

Quando vejo Érica e Ivanir, as duas noviças, cortando as unhas das mãos e dos pés dos idosos.

Quando vejo Irmã Fabíola fazendo curativos em gente que já teria morrido, não fosse o cuidado dela.

Quando vejo Irmã Joilma passando com a bandeja de remédios e administrando as doses a cada um dos doentes.

Quando vejo Rogério tirar da cama, vestir, sentar na cadeira de rodas, amarrar para não cair, levar para tomar sol e, depois, fazer a rotina inversa de tirar do sol, trazer para a cama, desamarrar, levar no banheiro, trocar fraldas, por no vaso, dar banho , por na cama, etc. em cada um dos velhinhos que desse tipo de cuidado precisam.

E, são vários deles que assim são servidos pelo Rogério e por outros funcionários do Asilo, como o jovem que mantém as dezenas de homens barbeados.

E eu? A quem eu “lavo os pés?”

Quando me levanto e ofereço um balde de lixo para que “O Pato” cuspa dentro dele. Sim, “O Pato”, um dos meus parceiros de Dominó, tem várias sequelas de um AVC e perdeu vários movimentos do corpo. Levantar de uma cadeira e ir até o lixo pra cuspir é algo que demanda muito tempo e esforço para ele. Eu “lavo os pés” do “Pato”.

A minha alma foi tomada pelo desejo de servir aos outros. Eu quero servir como Jesus disse que servir devia ser. Eu quero servir, não para ser maior que ninguém, pois o próprio Jesus já advertiu que somos todos do mesmo tamanho.

“Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.”

Quero servir porque quero seguir o exemplo de Jesus. Porque me sinto feliz quando sirvo.

E você? Quer seguir o exemplo de quem? De Jesus? Ou dos reis e autoridades que se servem do povo? Ou dos que servem?

Medite nessas coisas.

Bento Souto

http://blogdobento.blogspot.com/

blogdobento@hotmail.com

Um comentário:

Sheila e Marcio Rodrigues disse...

Simplesmente simples e lindo!! Como tem que ser os passos de Jesus em nós e como temos que ser frente ao outro.