sexta-feira, março 04, 2011

VOCÊ É EVANGÉLICO? FAÇA O TESTE!

Muitos se ofendem com críticas feitas ao Evangélicos, pois se consideram como tais. Porém, pergunto, para que alguém seja considerado Evangélico, basta que essa pessoa diga: "eu sou"? Não há nenhum teste que a própria pessoa possa fazer para saber se ela é Evangélica ou não?

Foi com o intuito de responder essa questão que eu criei esse teste de uma só pergunta. Sim, uma só pergunta. Aqui está ela:

Você diria a alguém que quisesse saber onde poderia aprender mais sobre Jesus para que esse alguém procurasse a Igreja Evangélica mais próxima?

Se a sua resposta for SIM, você pode se considerar Evangélico.

Se a sua for NÃO, você não pode se considerar Evangélico.

Simples, não?

Não concorda com a conclusão do teste?

Você acha que pode se considerar Evangélico e não recomendar a Igreja Evangélica mais próxima?

Então, saiba, você não é mais Evangélico e nem sabe ainda.

Sabe por que eu digo isso?

Porque eu já fui Evangélico. Eu fui Evangélico no tempo em que a gente pregava nas ruas, praças, feiras, rádios, etc., e dizia para aqueles que quisessem aprender mais sobre Jesus para que procurassem a Igreja Evangélica mais próxima de suas casas.

Hoje, eu não faço mais isso de jeito nenhum.

Eu mudei?

Não, eu continuo crendo em quase tudo que cria naquela época.

E o que mudou para que eu diga que não sou mais Evangélico?

Mudaram os Evangélicos. E, mudaram para uma direção que eu não tenho a menor vontade de seguir.

Antes, ser Evangélico era crer que Jesus veio para servir e não para ser servido -- e que, portanto, nós devíamos seguir o exemplo dEle. Hoje, ser Evangélico é crer que Jesus faz com que os Ímpios (os não-evangélicos) nos sirvam, pois, segundo os Evangélicos atuais, nós nascemos para ser cabeça e não cauda.

Antes, ser Evangélico era crer no Deus dos homens. Hoje, é crer nos "homens de Deus".

Antes, ser Evangélico era crer que a vida do homem não consiste na abundância dos bens que possui. Hoje, quem não possui bens está em pecado ou tem maldição sobre a vida.

Antes, ser Evangélico era estar coberto pelo sangue de Jesus. Hoje, é estar coberto pela pretensa autoridade espiritual de outro homem.

Antes, ser Evangélico era crer que nós éramos o templo que Deus habitava. Hoje, é crer que Deus vai habitar os templos suntuosos, de ferro e concreto, que estão sendo construídos supostamente para a "glória de Deus".

A lista de diferenças entre o que era e o que é ser Evangélico é imensa. No entanto, se você quiser saber que tipo de Evangélico eu era e qual era o meio em que vivia, leia o texto que escrevi sobre EDILSON BRAGA em http://blogdobento.blogspot.com/2011/03/edilson-braga-o-louco-de-deus.html

Mesmo depois de tudo que você leu até aqui, ainda assim você acha que o meu critério de seleção para quem é e quem não é Evangélico não retrata a realidade? Então, a prova é simples. Faça o mesmo teste com um Católico Romano. Pergunte se ele indica a igreja mais próxima da casa dele para quem quiser saber mais sobre Jesus.


Abcs Bento Souto

P.S. Não precisa nem pedir autorização. Quem quiser pode reproduzir esse texto onde achar que deve.

23 comentários:

Unknown disse...

Antes de eu conhecer o site do Pr Caio eu era Evangelica, pois tudo que vc citou no texto eu vivia...Hoje eu sou Livre...As cadeias que me prendiam aos Pastores Lobos e Apostolos amaldicoadores me foram tiradas e hoje sou realmente Livre em Cristo para pregar o Evangelho Puro e Simples...Nao mandaria ninguem a nenhuma igreja proxima ou nao...Eu mesma falaria do Amor de Cristo que vive em mim...
Nao conhecia seu Blog...Estou descobrindo coisas lindas nele...
Abraco Bento.

Anônimo disse...

Beleza irmão! Graça e paz!


Só venho convida-lo a visitar meu blog...


Estarei seguindo esse blog.



emterradecego11.blogspot.com



Estamos juntos.

Alfrêdo Oliveira disse...

Valeu Bento, seu texto confirma: definitivamente não sou evangélico.

Grande abraço,

http://alfredooliveiras.blogspot.com/

Unknown disse...

Bento, conforme disse lá no orkut, achei muito bacana o texto.
Ser cristão é pregar, muito mais em ações até do que em palavras, o Amor ao próximo,ao Criador e a vida.
Essa deveria ser a Boa Nova...
Abração

Aslam disse...

Obrigado pelo convite a ler seu texto em seu excelente blog, gostei tanto de seus artigos que li todos eles.

Muitas estorias interessantes, muitas ideias abençoadas, parabens pela qualidade do seu blog.

Quanto a pergunta, nao creio que placas de igreja irao demonstrar pedigree nenhum, alias fui batista por 20 anos, e vi coisas muito piores do que vejo em muitas igrejas modernas.

Recomendaria sim, qq igreja evangelica, com certeza nao recomendaria espiritismo, umbanda, catolicismo. Nem diria vá a tal igreja que é a Boa, com gente perfeita, doutrina perfeita.

Recomendaria qq igreja evangelica, mas deixaria o vinculo com a pessoa, de apoiar, orar, compartilhar, e tirar duvidas.

um abraco,

e parabens pelo blog

Unknown disse...

AMIGO BENTO, VC. TEM RAZÃO!!! EU SOU CRENTE OU EVANGÉLICO HÁ 50 ANOS (1961) E PASTOR HÁ MAIS DE VINTE ANOS E SEMPRE DIGO EM MEUS PROGRAMAS NA RADIO OU TV, QUE A PESSOA PROCURE UMA IGREJA EVANGELICA MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA.SERIA MUITO CÔMODO CHAMAR PARA A IG. QUE PASTOREIO.MAS, DEUS ESTÁ EM OUTRAS IGREJAS. AMÉM!UM GRANDE ABRAÇO. PR. ADIVALDO VITOR=PIB DE MACAPÁ-AMAPÁ=BRASIL.

Unknown disse...

Olá Bento, aqui na europa esta sendo muito difícil evangelizar, porque eles estão mais preocupados com futilidades que a vida espiritual. Mas eu faço minha parte, sempre falando de Jesus e convidando as pessoas para irem a uma igreja, mas confesso que sempre indico a igreja evangélica mais próxima de suas casas. Porque creio que no dia do arrebatamento , todas as placas cairão e só aqueles que realmente cumpre seus mandamentos e tem Jesus cristo como salvador, entrará no reino dos céus.

Um forte abraço e fica com Jesus

Shalon Lages disse...

Não!

Blog do Pr. Neemias Lima disse...

Caro Bento,
estava com saudades de suas observações sempre muito apropriadas.
Gostei do texto e publiquei em meu blog (www.prneemiaslima.blogspot.com).
Embora concorde com tudo o que está ali, penso que ainda podemos ser identificados como evangélicos, assim como nenhum advogado deixará de ser identificado assim porque existem muitos advogados desonestos.
Abraços.

Wagner Gonçalves disse...

Caro amigo Bento, paz e graça sejam multiplicadas!!!

Aprecio muito sua forma de pensar em várias coisas, sempre muito sensato, apesar de me colocar no direito de discordar de algumas coisas.

Quanto a sua questão, eu respondo: _Sim, sou Evangélico!

E porque digo isso?

Porque conheço homens piedosos e honestos que realmente amam a Palavra, amam a Deus, servem com zelo e temor, sim, eu conheço!!!

Eu não sou de generalizar, afinal, mesmo em grupos do caminho podemos encontrar falhas.

Infelizmente eu sei que em muitas igrejas hoje em dia tem homens pregando conforme a suas próprias concupiscências, oferecendo a homens o que eles desejam, conforme (2 Tm 4:3,4 -
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.)

Eu conheço igrejas sérias e pessoas sérias que pregam a Palavra da Verdade, segundo a sã doutrina e a estas eu indico e convido as pessoas a irem para estas igrejas, afinal, é um lugar para comungar, ouvir da Palavra, se envolver em um ministério, ter vida com Deus e não com o mundo!!!

Como eu lhe disse, não generalizo, pois sei que tem muita coisa errada hoje em dia no meio da Igreja, mas não tenho estes como meus exemplos, e sim a Igreja de Atos, olho para homens como Paulo, Pedro, Tiago, irmãos nossos da igreja primitiva.
Sim, estes são meus modelos de vida e procedência na FÉ.

No mais, que Deus te abençoe, a você, sua casa, sua família, e conforme está escrito neste mesmo livro que eu citei:

2 Tm 4: 2. Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

Abraços fraternos de um amigo que te admira.

No meu blog, posto algumas opiniões acerca da Palavra, e o último é sobre Salvação ,te convido a leitura também:

http://wagnergoncalves.blogspot.com/2011/02/voce-e-salvo.html


Wagner Gonçalves

Unknown disse...

Acabei de ler, muito bom!! Definitivamente tenho vergonha de dizer que sou Evangélica. O trem tá feio!! Sou sim seguidora de Jesus. Sou Cristã!!

Fui Pastora Evangélica, vi coisas que me assustaram!! Me decepcionei com aqueles que falavam em nome de Deus, mas não viviam nada do que pregavam.

Só estou firme porque Deus me ensinou muito cedo que, homem é homem e DEUS É DEUS.

Unknown disse...

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. (Gl 1:6-7) NVI

O Vôo da Fênix disse...

Bento,
Graças a Deus, eu não sou mais evangélica.
Também fico triste com o rumo que tudo tomou... evangélico é uma palavra tão bonita, mas olhe o que fizeram com ela...
Parabéns pela excelente colocação.
Paz & todo o Bem a você, mano.

Unknown disse...

Meu irmão Bento quanto tempo, td bem?
Pois é, sou cristão já faz alguns tempo e apredi colocar minha visão em Cristo, por isso as atitudes dos homem não tem me frustrado não olho para eles, tenho procurado seguir os ensinamento de de Jesus Cristo.Tenho dedicado a minha vida a cuidar de dependentes quimicos e alcoolatras e com a graças de Deus tenho conswguido ajudar muitas familias.Pois aprendi que isso e evangelho ,que isso e ser Evangelico e procuro ensinar isso a outras pessoas.Tb. entendi qie ser evangelico ou cristão e seguir o que fez e ensinou o Sr. Jesus. O que faz os Homens nos dias de hoje não olho para isso pois eles haverão de prestar conta dos seus atos não cabe a nós julga-los , pois fomos chamados para amar uns aos outros.
abraços...
Pr. Eron - Osasco -SP

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CELIO disse...

Shalon Bento- Excelente o teste - Cuidado estão por aí ensinando o ENVENENANGELHO- (evangelho envenenado)- !!!!

Unknown disse...

Olá Bento meu amigo,
Tudo na paz?

Li o texto e gostei parabéns! Mas para responder a sua pergunta, consultei a palavra de Deus (A Bíblia). Com certeza ela me dá uma resposta exata. No livro de Hebreus 5:9, diz que:

“E sendo consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”

(A salvação vem pela obediência ).

Somente são membros da família de Deus os que ouvem e obedecem a palavra de Deus. Na família espiritual de Deus não pode haver ninguém tendo fé sem obediência.

Qualquer homem pode saber se é um crente verdadeiro quando ele ama Cristo e ao seu Evangelho e o obedece.
Agindo assim, sem dúvida nós somos crentes verdadeiros (Evangélicos).

Unknown disse...

Olá Bento!!!
Muito bom seu artigo, infelizmente as coisas mudaram... e pra pior.
Um abraço,
Adivane

carlota disse...

OI, Bento, onde andas?
Acabo de ler sobre o "teste". Achei muito bom. Os que se "escandalizaram" são os que não entendem de jogos retóricos, nem de realidades humanas.
Por essas e outras é que você, eu e alguns mais curtimos cristianismo, não religião.
Eu não sei se diria para alguém que freqüente uma igreja de seu bairro, acho que, se dá chance, iria tomar um café, ou algo assim, conhecer-se, conversar.... e se pinta contar que há alguém que o ama muitíssimo....

Minha História! disse...

Paz querido! Olha eu descordo de algumas coisaas que você disse! Eu axxo q você generalizou e temos q ver todos os lados, por que é muito facil nós criticarmos só as coisas ruins, masi temos q ver que ainda hooje temos igrejas voltadas pra pregar o evangelho! Abrass

neusa rubi disse...

O que é ser evangélico? Conheço mas nunca entendi..o que faz um evangelico,é o nome da religião ?ou igreja ?não sei ,, não entendo.....

Unknown disse...

Bento, valeu o link.
E não, eu não sou evangélica.
beijos!

Willian disse...

Para saber mais de Jesus é só ler os evangelhos,não vejo necessidade em ir a uma igreja,também não gosto que os evangélicos forcem as pessoas a irem as suas igrejas,acredito que cada um deva ir aonde queira,são nossos pensamentos que nos conduzem para o bem,ou para o mal,dependendo das nossas escolhas.