quarta-feira, março 09, 2011

EVANGÉLICOS IDÓLATRAS


Na esteira de comentários que recebi por VOCÊ É EVANGÉLICO? FAÇA O TESTE alguém me indicou esse texto do Revdo. JULIO ZAMPARETTI FERNANDES, Pároco da Comunidade Episcopal de Tubarão / REINA-SC, que a seguir reproduzo.

===============



EVANGÉLICOS IDÓLATRAS

Evangélicos são, muitas vezes, idolatras... eu diria até arcólatras, oleólatras, fitólatras, gedozólatras, salólatras, corredorólatras, campanhólatras e até bibliólatras.

Muitas igrejas não admitem o uso da imagem do crucifixo que é um ícone da nova aliança, mas usam e abusam de qualquer réplica mal feita da arca, que é ícone da antiga aliança.

Isso sem contar com a devoção que o povo evangélico, não raras vezes, emprega à arca; enfrentam filas para tocá-la e o fazem muitas vezes chorando e confiando que ao simples toque serão abençoados.

Que diferença tem isso da devoção empregada no santuário de Aparecida? Na verdade, a maioria dos crentes apenas mudou de idolatria (se é que a imagem dos santos constitui idolatria).

Os santos são ícones do cristianismo; são exemplos a serem seguidos; gente que andou com Cristo e viveu Sua cruz e ressurreição, portanto, apontam para Cristo.

Mas quem são os ídolos evangélicos?

Arca, castiçal de sete velas (sem velas! rsrs), óleo ungido (e você não vê católicos com vidrinho de óleo lambuzando tudo o que possui), lencinho, fitinha, toalhinha, sal e rosa ungidos e por aí vai.

Acaso alguma dessas coisas pode ser ícone perfeito de cristo?

Apontam para Cristo? Seguiram Cristo?

Viveram a morte e ressurreição de Cristo?

NÃO.

Alguns são ícones da velha aliança, outros apontam somente para a avareza de seus líderes sem escrúpulo.

Logo, a cultura invangélica (assim mesmo, pois de evangélica não tem nada) está mais impregnada de idolatria do que aquela que os invangélicos acusam e condenam.

Todavia não se pode negar a desvirtuação da iconologia católica, que contraria as Escrituras e o próprio catecismo católico e a ICAR simplesmente fecha os olhos para isso.

Santos são ícones, não mediadores.

A idolatria evangélica nem para ícone serve.


Revdo. JULIO ZAMPARETTI FERNANDES
http://juliozamparetti.blogspot.com/2010/04/evangelicos-idolatras.html

6 comentários:

Unknown disse...

Perfeito o artigo. Eu sou nascido e criado na igreja evangélica, e lamentavelmente, me envergonho da igreja que vivi toda minha vida. O texto não poderia ser mais cristalino! Minha (ex)igreja se tornou uma igreja hipócrita, mesquinha, captalista, anti-intelectual, idólatra, moralista, mística, e vazia de sentido evangelical (graça, amor e misericórdia). Portanto, só restaram os templos... majestosos por fora e cheios de podridão por dentro, ou seja, sepulcros caiados.

Fernanda disse...

Oi, Bento!

Considero idolatria uma e outra coisa. O fato de a atitude dos "invangélicos" remeter à idolatria não isenta os católicos de fazê-lo.

Pra falar a verdade,acho que o grupo "invangélico" (gostei, termo mto apropriado, rs) que se utiliza da maioria das atitudes citadas no texto não é nem mesmo aceito entre o meio "invangélico".

É mesmo uma questão de postura pessoal frente a certas posturas da igreja e da relação da pessoa com Deus. Quem verdadeiramente se relaciona com Deus e sente a Sua presença não necessita de certos artifícios para convencer-se de que Ele existe e está presente. Nem de santos, nem de óleos, nem de crucifixo, nada...

Um abração!

Austri Junior disse...

Olá Bento,
existem sim, muitos evangélicos idólatras, e muito idólatras.
Entre outras coisas e pessoas, eles costumam adorar São Silas, Santa Ludmila, Santa Aline, São Marco, São RR, Santo Edir, São Valdemiro...

Parabéns pelo blog e pela postagem, gostei muito de ambos.
Paz e Bem!

Aslam disse...

Muito bom o artigo, parabens.

Tem até alguns agora que estão idolatrando o Caio Fábio...

disse...

caraca, muito bom! como é bom ver essas coisas. Aumenta a fé!! A gente vê que tem gente sendo alcançada pela graça de Deus em tudo quanto é canto... vc sabe do que eu falo... tudo quanto é religião, não religião, lugar geográfico e tudo o mais... fui visitar o blog desse cara. Muito bom tbm! Deus continue te abençoando!

Neidoca disse...

Adoro esses posts! Obrigada Bento!