quinta-feira, dezembro 02, 2010

O QUE É O ACASO?

Em minha opinião, ACASO é como os seres humanos chamam a ignorância deles acerca do Futuro.

Sinceramente, do ponto de vista estritamente técnico, nada pode ser ACASO se houver Propósito. Não é possível querer enviar uma espaçonave à Marte e deixar qualquer detalhe desse projeto ao ACASO. Se, por ACASO, durante a viagem à Marte essa espaçonave se chocar com um "mini-asterisco", esse choque terá sido um erro de planejamento que poderá comprometer toda a missão.

Portanto, no caso acima, o ACASO além de ser desconhecimento do Futuro é também a prova de nossa incapacidade de planejar de forma absoluta, pois não temos total controle sobre todas as variáveis (outra forma de definir o ACASO).

ACASO é também aquilo que chamamos de inesperado.

Eliminar o ACASO da vida dos humanos seria desastroso para nós. Quase nenhum de nós faria as mesmas coisas se soubessemos o dia e a hora exata da morte de alguém. Qual a equipe médica que operaria um paciente, hoje, e a ele dedicaria 14 horas de cirurgia sabendo que o paciente morreria amanhã? Quem iria casar com alguém que morre no dia seguinte a cerimônia? Quem esperaria nove meses de gravidez sabendo que o filho vai nascer morto? Quem faria aquele super relatório, ao qual se dedicou por duas semanas, se soubesse que irá ser demitido no dia seguinte?

Assim, o ACASO nos protege da paralização que a CERTEZA das coisas provocaria em nós. É por isso que se diz que "o justo viverá pela fé". A vida só se manifesta em toda a sua plenitude quando a gente confia (têm fé) que Deus, o nosso Pai, tem tudo sob controle; e que todas as coisas (até o ACASO) contribuem para o bem daqueles que por Ele são amados.

É isso o que eu penso!


Beijão

Nenhum comentário: