segunda-feira, dezembro 06, 2010

O NATAL! E SE EU FOSSE DEUS?

Escrevi o texto abaixo no Natal de 2006.
----------

Nesta época do ano, virou moda entre certos cristãos sair dizendo para todos que Jesus Cristo nunca nasceu em 25 de Dezembro e que, portanto, ninguém deve comemorar o Natal, pois esta seria uma festa pagã que atende apenas aos interesses daqueles que querem ganhar dinheiro vendendo presentes.

Qualquer um que pesquise saberá que 25 de Dezembro não é o dia em que Jesus nasceu, mas o dia em que se celebra a Encarnação. Ou seja, celebra-se a vinda de Deus à Terra em forma humana. Era uma data em que os romanos celebravam o deus-Sol e que foi cristianizada pelo imperador Constantino. Os Cristãos, antes de Constantino, não celebravam a Encarnação. Portanto, dizem esses cristãos, não devemos celebrar o Natal.

Acho interessante que não vejo esses Cristãos defendendo outras práticas dos Cristãos Primitivos. Eles, por exemplo, não se reuniam em templos, mas em casas. Não existia a prática de dar Dízimos. Não existia a Hierarquia que existe hoje, onde homens dominam sobre outros. Etc.

Se inventarem o “Dia do Churrasco”, saibam todos, a Indústria e o Comércio o apoiarão. Eles colocarão churrasqueiras em todos os Shopping Centers do Mundo (talvez só não na Índia – por razões óbvias). As pessoas serão incentivadas a comprarem carnes, churrasqueiras, facas e todo aquele aparato que vem junto com o Churrasco. Será uma Festa para Amigos e Familiares... e por aí vai.

Mas não é porque a Indústria e o Comércio iriam ganhar dinheiro com o Dia do Churrasco que nós o boicotaríamos, não é? Por que então deixaríamos de celebrar o Natal só porque alguns ganham dinheiro com ele?

Todavia, o que eu realmente me pergunto é uma coisa bem louca que de vez em quando eu penso: “e se eu fosse Deus?” Pois é, se eu fosse Deus, o que acharia dessa coisa toda? Ficaria mais feliz com esses Cristãos que querem acabar com o Natal, por ser uma festa em uma data imprecisa? Ou ficaria feliz com algumas pessoas que se aproveitam dessa data para fazer o bem?

Sim, há muita gente boa que sai arrecadando presentes para crianças carentes. Outros que dão presentes para os filhos, e pegam os brinquedos antigos e os doam para os carentes. Há gente que reúne a família e os amigos para se alegrarem juntos. Há ainda, gente que promove o espírito natalino, desejando à todos, saúde, paz e felicidades.

Sinceramente, se eu fosse Deus, ficaria mais feliz com o grupo dos que se aproveitam da data e promovem o bem. Um grande detalhe é que muitos desses que agem assim sequer são Cristãos. Mesmo assim, eu ficaria mais feliz com eles do que com os que querem acabar com o Natal. Sim, porque Deus não se fez gente em uma igreja, mas em um curral. Os teólogos, da época em que Ele nasceu entre os homens, sabiam onde Ele iria nascer, mas foram os magos e os que pastoreavam animais no campo que foram adorá-Lo.

Se Ele encarnou para fazer bem aos homens é de se esperar que Ele goste de quem busque fazer a mesma coisa, não é? Claro, Natal mesmo é quando Ele encarna em nós. Para aqueles que tomaram essa consciência, todo dia é Natal! Mas para os que ainda não tomaram essa consciência, Natal não existe e nem deve existir!

Meu desejo e minha oração é que você tenha um Feliz Natal e que o espírito dAquele que encarnou domine o coração de todos nós.


Beijão Bento Souto
P.S. Se quiser e achar que deve, pode reenviar essa mensagem para todos que você desejar.
bentosouto@hotmail.com
Já existe o "Dia do Churrasco", 24 de Abril. Foi instituído pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul...


Feliz Natal a todos!

Nenhum comentário: