sexta-feira, abril 10, 2009

QUAL É MESMO O TAMANHO DO SEU DEUS?

PREDESTINAÇÃO, LIVRE-ARBÍTRIO E TEÍSMO ABERTO


Essa é a "des-graça" dos teólogos. Eles só conseguem enxergar em preto e branco. Toda vez que alguém quer discutir esse assunto comigo exige, isso mesmo, exige que eu escolha um lado. Eles querem porque querem que eu seja calvinista ou arminiano.

Outro dia um simpatizante do Teísmo Aberto me perguntou se eu cria que Deus controlava tudo. Quando eu disse que sim, ele me falou que não dava pra acreditar nisso.

Então, eu contei pra ele da "viagem" de Einstein. Aquela em que Einstein dizia que se um Ser fosse tão grande, mas tão grande, que pudesse colocar o calcanhar no Sol e o dedão do pé na Terra; se esse Ser visse o Sol se apagar, Ele veria, imeditamente, o que os habitantes da Terra só iriam ver oito minutos depois. Ou seja, para esse Ser, passado, presente e futuro seriam a mesma coisa...

Daí, eu disse que se a mesma "viagem" de Einstein fosse feita com a constelação de Ursa Maior, o lapso de tempo entre Passado, Presente e Futuro seria de 80 anos... Lógico, se o Ser fosse "grande" o suficiente para cobrir as distâncias de todo o Universo, tudo, eu digo, TUDO aconteceria ao mesmo tempo para esse Ser.

Finalizando, eu disse que essa questão toda é apenas respondida com uma pergunta: de que tamanho é mesmo o seu Deus?

Esse meu amigo confessou que nunca havia visto a coisa dessa maneira...

Mas isso não era novidade pra mim. No início da minha caminhada de Fé, quando eu buscava entender o que seria a Onipresença de Deus, um amigo, sem muito conhecimento acadêmico, me apresentou a melhor ilustração que eu já vi sobre o assunto.

-- Não, Deus não está em todo lugar --, disse-me ele. Daí, ele colocou uma caixa de fósforos na palma da mão e afirmou, olhando pra caixa de fósforos:

-- TUDO está na presença dEle!

Daquele dia em diante eu entendi que a verdadeira questão era: qual é mesmo o tamanho do seu Deus?


Abcs Bento

2 comentários:

Terezinha disse...

Obrigada Bento. Sem palavras.

Unknown disse...

Excelente Bento! E tem prêmio pra vc no http://charlesgomes.wordpress.com/2009/04/18/melhores-blogs-da-cristandade/

;)