quarta-feira, abril 01, 2009

Biblia versus Darwin

Pois eh,


Todas as vezes que vejo esse debate, eu percebo como muitos debatedores não sabem sequer o que estão debatendo, pois nunca leram Darwin e não sabem qual era a teoria dele que pôs a interpretação literal do Genesis em cheque.

Seleção Natural e Evolução das Espécies são apenas "efeitos colaterais" de algo mais profundo que Darwin desafiou -- a fixidez das espécies.

As espécies são imutáveis? Elas estão como estão desde que Deus criou cada uma delas? Isso é o que o tal Criacionismo literal ensina.

Darwin, no entanto, percebeu, através da observação, que animais da mesma espécie são diferentes dependendo do ambiente em que habitem.

Por exemplo, existem oito espécies de ursos. Qual espécie foi criada no Genesis? Uma só ou as oito?

O Criacionista literal tem que dizer que foi só uma espécie de urso e que todas as outras descendem dessa. Ele tem que dizer isso porque se disser que Deus criou 8 espécies de ursos também vai ter que afirmar a mesma coisa sobre os demais animais e vai faltar espaço na Arca de Noé para tantas espécies.

Só que ao dizer que Deus só criou uma espécie de Ursos e uma só espécie dos demais animais, o Criacionista Literal vai ter que aceitar um Evolução das Espécies rapidíssima.

Sim, como o Criacionista Literal vai explicar a presença de 281 espécies de Símios em nosso Planeta, atualmente? Todos descendem apenas de um Símio? E todos eles evoluíram de uma espécie para 281 em apenas 6000 anos?

Ou seja, o Criacionista Literal se torna um Evolucionista radical para defender a fixidez das espécies... rsrsrs

Creio que Deus é o Criador e fonte de toda a vida. Mas, me parece mais honesto dizer que não sei a forma como Ele criou tudo...

Afinal, isso não tem importância alguma, a não ser para os "apologistas da desimportância". Até porque, me parece mais próprio, para esse momento, discutir como "salvar o planeta" (e as espécies que nele vivem) do que discutir como "o planeta foi criado".


Abcs Bento

Nenhum comentário: