segunda-feira, março 01, 2010

OUVINDO E CANTANDO O QUE NÃO É EVANGELHO!

Queridos(as),


Outro dia, acompanhando uma pessoa muito querida, eu fui a uma reunião em um templo evangélico. Ouvi e vi tudo em silêncio.

Ouvi canticos de "vitória" sobre os problemas e as catástrofes da vida. O pregador repetia exaustivamente que "Deus livra", "Deus salva", "Deus protege", etc... Ele apoiava o que dizia citando passagens das escrituras e dizendo que... Crente pode ir pra fornalha, mas não se queima... Deus manda leões fecharem a boca para não comer crente... Deus manda anjo pra abrir cela de prisão...

Depois, ele passou a contar o "testemunho" do irmão fulano que, o carro tombou, foi perda total, mas o irmão só teve um arranhão... irmã sicrana foi curada de uma doença que geralmente é mortal. Etc.

Tudo isso para concluir com a seguinte afirmação: "Deus protege o seus... mas, não garante que faz isso com os ímpios... com os do mundo".

Todos deram aleluias e améms!

Eu, baixinho, perguntei a quem lá me levara: "Pergunta pra esse sujeito se ele pregaria essa mensagem lá no Haiti?"

-- Não, claro que não -- ele me respondeu sorrindo.

Eu continuo me perguntando como as pessoas continuam dispostas a ouvir e a pregar aquilo que não é Evangelho? Aquilo que não tem aplicação na vida real das pessoas?

Sinceramente, eu não entendo!

Depois, quando a tragédia lhes bate a porta -- e saiba, um dia ela bate! --, e um dos seus mais queridos se vê com um câncer que lhes corrói o corpo por dentro, ou por uma morte brutal e inesperada, ou vítima da violência dos homens ou da natureza, esses mesmos que continuam dando ouvidos ao que não é Evangelho são os primeiros a ficarem decepcionados com Deus, por Deus não lhes ter protegido daquilo que Ele nunca prometeu que protegeria...

Jesus nunca prometeu carta de alforria contra as vicissitudes da vida para ninguém . Pelo contrário, Ele garantiu que na vida teríamos aflições. Ele também disse que, aqueles que Nele cressem, em verdade, receberiam conforto dEle mesmo para atravessar essas aflições.

A quem você dá ouvidos?

Bento Souto

3 comentários:

IRMÃO SOUTO disse...

Bom meu querido e amado Bento Souto

Concordo em gênero e número e grau, porém irei escrever alguns comentários.

Todos sabem que o evangelho de hoje está falido, se olharmos pela ótica dos grandes sacerdotes que se intitulam "Enviados de deus", mas que de Deus não tem nada, que fizeram do reino de Deus um balcão de negócios, com promissória e passaporte, Faça "isso" -promissória- deus passa a te dever, e você terá crédito no céu - passaporte livre, quem manda agora é você.

Mas o que está em comentário é que "OUVINDO E CANTANDO O QUE NÃO É EVANGELHO", acho que não seria o melhor Título para esse texto, e sim ", ... " ESSE ERA O EVANGELHO DE JESUS?"

Na verdade quando vamos a uma reunião em um templo, ouvimos de tudo, mas cabe a cada um reter o que é bom.

Por exemplo: nesta mensagem entendi que Deus " livra" da queda espiritual, ... que Deus Salva o pecador pela graça nos dada por Jesus Cristo ... que Deus proteje " dos dardos inflamdos do maligno com o escudo da fé.

Que Deus dá livramento aos seus, eu não tenho dúvida, o problema e que se tem o costume de ler a palavra LIVRAMENTO, sempre com o sentido material, físico, e se fosse só isso, Jesus não teria dito " Pai não peço que os tire do mundo, mas os livre do mal," ... e qual é o mal que temos que ser livre, é ausência D`Ele mesmo em nós, pois Ele é o Bem que Deus nos deu.

Aprendi muito sobre catastrofes lendo dois livros, chamados o Enigma da Graça de Caio Fábio, e outro de um Relato sobre um soldado cristão que enfrentou o terror soviético na Russia em meados de 1970, chamado Ivan Moiseyev de Mirna Grant ed Betânia. que depois de passar cinco dias de fome para negar a fé não sofreu nenhum dano, depois de ficar no frio abaixo de zero grau nada sofreu, após ser atropelado pelo proprio caminhão enquanto o consertava, Deus curou o seu braço que iria ser amputado, foi morto de uma forma trágica, assassinado. Então me pergunto ...

Deus protege, Deus Salva e Deus Livra???

SIM, porém o que se precisa entender é o que precisa ser Salvo, protegido, e Livrado por Deus em nós, ... seria esse corpo mortal, concerteza não, mas a FÉ, que nos foi dada, antes que o mundo existisse com a morte do Cordeiro de Deus, como Ele disse muitas vezes, " VAI A TUA FÉ TE SALVOU", como Paulo disse aos Efésios 2:8 " Pela graça sois salvos por meio da FÉ, e isto não vem de vós é DOM de Deus."

então tentando responder a sua pergunta ...

" Eu continuo me perguntando como as pessoas continuam dispostas a ouvir e a pregar aquilo que não é Evangelho? Aquilo que não tem aplicação na vida real das pessoas?"

Dispostas a ouvir ...

Creio como diz um ditado ... "ninguém é tão sábio que não possa aprender algo novo", basta estar disposto a ouvir e aprender, reter o que edifica.

...e a Pregar ...

Não podemos mudar o mundo - desde ímpios aos doutores em teologia, - mas podemos mudar as nossas vidas com nossas atitudes, se nas nossas vidas fizerem parte o nosso próximo, como o samaritano o fez aquele homem que vinha de jerusalém para jericó.

Acho que escrevi muito, mas o exemplo do samaritano é vida real, ele foi espancado e roubado, o "haiti" passou por ele, mas apareceu um samaritano que o ajudou, já que os doutores em divindade [sacerdote e o levita]não podiam fazer nada pois estavam muito atarefados com seus cultos.

Graças a Deus, que ainda temos Jesus para cuidar de nossas feridas.

Infelizmente há pessoas que pensam que pelo sensacionalismo da mensagem irão alcançar as almas, e esquecem que também são almas, e que essa não é tarefa para nós, mas JESUS já cumpriu essa tarefa. O que precisamos apenas é pregar o evangelho de JESUS.
Um grande abraço

A pessoa querida que foi contigo aquela reunião.

Bento Souto disse...

Mano querido,

Que bom que você concorda comigo.

Imagino que você sabe que o "teor" da mensagem não foi que Deus livra "a alma" dos que crêem em Jesus, mas que Deus livra o corpo, daí a imensa quantidade de ilustrações...

Se o teor da mensagem fosse que Deus dá forças para vencermos as tribulações, jamais eu teria escrito uma linha do que escrevi.

Quanto ao "reter o que é bom", eu pratico isso há muito tempo. No entanto, sei que quem abandonou o Catolicismo e se tornou "evangélico" já há muito abandonou esse "reter o que é bom" (pois há coisas boas para se reter que os Católicos dizem, ou não?

No mais, apenas para ilustrar o que pode acontecer com seguidores fiéis de Jesus, sugiro que você assista ao seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=kTUOmmZsHfE

Depois de assistir, me diga se a mensagem que nós ouvimos nos preparava para isso que você viu?

Beijo grande pra você!

IRMÃO SOUTO disse...

na verdade não, não preparava para isso que acabei de assistir não.

Encerro aqui mesu comentários acerca da mensagem.

Um grande beijo do seu mano.